Confira hoje a entrevista com June Junges, aluna da Master English, que compartilha sua experiência de aprendizado e suas dicas para quem deseja melhorar seu inglês
* Entrevista realizada para o jornal "The Master Student" - Edição Maio/2019.
O que você mais gosta da Master English?
Me aposentei há alguns anos e busquei fazer alguma coisa que me trouxesse prazer. Quando ouvi falar da Master English, achei que era bem o que eu queria. Eu sempre quis aprender inglês, mas precisava de um grupo da minha faixa etária, no qual eu não me sentisse constrangida perante a ‘gurizada’. Meu foco não é fazer uma proficiência em inglês. Eu sempre quis aprender inglês para assistir filmes, ouvir músicas e para poder viajar. E eu encontrei na Master exatamente aquilo que eu queria.
Neste ano a Master English lançou o 'Portal do Aluno', plataforma na internet que permite o acesso ao material da escola no celular ou no computador. O que mudou nos teus estudos?
Eu adorei o Portal. Podemos acessar todos os audios do material da Master no celular, ficou muito mais fácil. Durante a semana, pelo menos umas 3 vezes, eu tento só escutar os áudios das lições dos níveis básicos, que são mais pausados. E eu me preocupo muito com o áudio quando eu não entendo. Quando encontramos dificuldade em compreender alguma palavra, é fácil recorrer ao gabarito. Eu tento insistir mais! Semana passada, quando estava escutando em casa, não consegui entender uma palavra específica. Eu devo ter repetido umas dez vezes. Eventualmente, consegui compreender a palavra. Isso me instiga a entender o que é dito.
Como você pratica o inglês fora da sala de aula?
Normalmente, a teacher Cris nos dá atividades para fazer em casa, nos dois livros. Quando ela não sugere nada no audiolivro, pego ele e vou fazendo as lições. Ela também nos deu a dica de escutar os áudios dos níveis anteriores no Portal do Aluno. Procuro fazer essas atividades à tarde, quando tenho uns 20 minutos livres. Na primeira vez que eu escuto os áudios, tento focar mais na pronúncia das palavras, especialmente das que não conheço. Outra coisa que gosto de fazer é ler em voz alta, quando estou sozinha em casa. Além de me ajudar a focar no conteúdo do texto, memorizo mais quando estou me ouvindo.
Você tem alguma outra forma de praticar, além dos livros?
Quando consigo, pratico com os meus filhos, que falam com fluência. Então, quando estão em casa, procuramos manter conversas em inglês. Eu peço para eles que me forcem, porque assim eu vou praticando. Me sinto muito travada: acho que minha pronúncia e compreensão não são ruins, mas na hora de falar me dá um branco. Porém, isso é tudo uma questão de praticar. E meus filhos me cobram também! A minha filha sempre me diz que eu tenho que procurar falar mais. Quando estamos conversando, ela corrige minha pronúncia, me ajuda a lembrar de palavras, me dá dicas e me encoraja bastante.
COMPARTILHANDO
Muitas vezes, acho que o que falta é um pouco de tempo. Apesar de a grande maioria ser aposentada, todas temos muitas ocupações. Mas conseguimos reservar um tempinho do nosso dia, nem que seja 15 minutos, para escutar pelo menos um áudio, para nos habituarmos com o inglês e com a pronúncia. E quanto mais nós procurarmos conversar em casa, melhor. Acho que nos ajuda bastante na prática, e precisamos de um contato mais diário. Por isso que eu procuro, pelo menos um pouco por dia, estudar alguma coisa. Inglês é prática.
O AUDIOLIVRO DA MASTER ENGLISH
Gosto de fazer a parte da compreensão, do significado das expressões do texto, e aí podemos fazer a tradução delas. Também gosto bastante da parte de leitura e interpretação dos textos. Na verdade, gosto bastante do audiolivro como um todo, mas prefiro mais a parte da compreensão do texto.
DICAS
Acho que fazer a leitura das lições em casa, não porque o/a teacher pediu, mas sim pelo conteúdo e pela prática, pelo que está sendo contado ali. Mesmo que não faça os exercícios, tentar compreender o que está sendo contado ali. Semestre passado, uma das lições do audiolivro falava sobre Casablanca, um filme que eu nunca havia visto. Gostei da história.